Rede Social de Monterealonline
Mapa da Região Descobrir Monte Real Horário das Missas Farmácias de Serviço



Vila de Monte Real

Monte Real é uma vila cada vez mais procurada por jovens casais para constituírem aqui as suas famílias, uma vez que é um lugar em franco desenvolvimento. A históna de Monte Real, o seu presente e aquilo que será o seu futuro fazem desta localidade um dos sítios mais agradáveís para visitar e viver.

Dos Censos realizados em 2001 conclui-se que o índice de juventude é bastante elevado. A estrutura etária da Freguesia de Monte Real destaca que os habitantes têm, maioritariamente entre 30 e 40 anos. Ao nível do ensino, cerca 30% da população possui o 1.° ciclo, e 6% frequentam o Ensino Superior.

Em termos de alojamentos, de 1991 a 2001, Monte Real cresceu cerca de 22%.

Para demonstrar que esta é uma vila em crescimento e a apostar no desenvolvimontoestão os 16 a 36% que se refeiem à percentagem de edifícios que foram construidos desde 1991. com o desenvolvimento deste sector, passará a ser a freguesia do distrito com maior capacidade para dormidas.

Monte Real alia à riqueza da sua história e à importância das suas procuradas Termas, um presente de desenvolvimento crescente com visão de futuro.

Localidades


Monte Real

Localizada no centro do país, a Oeste do Concelho de Leiria, a freguesia de Monte Real ocupa uma área de 13,5Km². A sua excelente localização e a proximidade às praias de Vieira de Leiria, Pedrógão e S. Pedro de Moel ou a outros locais históricos como Alcobaça, Batalha e Leiria fazem deste um lugar ímpar.

Monte Real é uma vila na qual se distingue o passado e o presente. No alto, é visível uma colina dolomítica, que atribui o nome "Real" à permanência do Rei D. Dinis e sua esposa Rainha Santa Isabel, aquando da plantação do Pinhal de Leiria e das obras de enxugo dos Campos do Ulmar. Na zona mais baixa o desenvolvimento actual é resultado do estabelecimento termal que traz a este lugar muitos visitantes, potenciando o seu crescimento económico.

Brejo

A norte da Base Aérea N.°5 encontra-se o lugar de Brejo, confinando com a Granja e com o Segodim.

Este topónimo tem origem nos terrenos pantanosos e nos lamaçais que aqui se encontravam. Ainda hoje várias linhas de água permanentes atravessam esta localidade.

Nos terrenos a poente e a sul do Brejo desenvolveu-se um horizonte ferro-húmido, conhecido na região por surraipa, que tornou os solos impermeáveis, incitando ao apare- cimento de água na superfície. A surraipa foi utilizada como material de construção, sendo possível, ainda hoje, observar muros e casas antigas construídas com este material.

Granja

Em 1312 D. Dinis concedeu o foral ao Reguengo de Ulmar, nome por que são conhecidos todos os campos do Vale do Lis a jusante de Leiria e encarregou Frei Martinho, Monge de Alcobaça, de mandar abrir valas de enxugo. As terras, depois de "sangradas", foram doadas a colonos para as cultivarem.

As quintas criadas e posteriormente valorizadas pelos Monges de Cister deram origem ao topónimo "Granja".

Este lugar da freguesia localiza-se a cerca de um quilómetro a poente de Monte Real, ao longo da estrada que liga esta vila à praia de Vieira de Leiria, sobranceira ao Vale do Lis, ao norte.

Segodim

Situado à beira da Estrada da Base Aérea N.°5 e a cerca de um quilómetro de Monte Real, o Segodim deve o seu nome à célebre lenda do encontro que o Rei D. Dinis teve com sua esposa, Rainha Santa Isabel, quando ela, acompanhada dos seus pagens, ia colocando luzes à beira do caminho por onde ele havia de passar vindo dos seus secretos encontros amorosos.

Relativamente pequeno, este lugar dispõe de gente laboriosa e bairrista muito amiga de conviver. Essa característica permitiu construir, quase por conta própria, um Centro de Convívio e um Pavilhão Gimnodesportivo, um dos orgulhos da freguesia.

Serra de Porto de Urso

Capela da Serra de Porto de Urso

Situada a dois ou três quilómetros da vila de Monte Real, o seu nome deve-se à lenda de uma luta que o Rei D. Dinis travou com um urso no percurso para a freguesia de Amor, onde ia visitar uma das suas amadas.

É o maior lugar da freguesia, conhecido pela existência da Base Aérea N.° 5, a Capela da Nossa Senhora da Imaculada Conceição, uma escola primária e um Centro Polidesportivo.